Ativ mód V - Webquest

domingo, 26 de setembro de 2010

Mód 01 - Projeto de uso das tecnologias na escola Tarefa

O CELULAR COMO APORTE DA CONSTRUÇÃO DO SABER

INTRODUÇÃO

Vivenciamos os transtornos que tem sido o uso pelos alunos de seus celulares, indevidamente nas aulas, tais como: atender ligações em plena atividade docente, a audição de música seja pelos fones de ouvidos, cuja atenção é desviada da sala, ou por colocar músicas e outros sons em tom alto, que tanto incomoda os professores e até mesmo os colegas. Percebemos a necessidade de desmistificarmos o uso desta tecnologia, transformando-a em mais um aporte ao ensino-aprendizagem dos alunos.   
O celular deixa de ser o vilão e entra na nossa história como parte da ‘dimensão estruturante’ do saber, conjuntamente com o apoio dos programas Power point e o audacity. Nossa intenção é buscar outras formas de apropriação do aprendizado, de tal maneira que nosso alunado movendo suas habilidades e competências, se sinta motivado a ir à busca das informações e se apropriem delas e as transformarem em conhecimento.
Permitimo-nos a utilizar do termo ‘dimensão estruturante’ de modo inadequado, pois não estamos aqui a propor o uso da cibercultura, ao menos não diretamente, pois nosso objetivo é o uso da telefonia móvel e das Tecnologias Informação e Comunicação (TIC) como instrumento de ensino-aprendizagem. Nosso objetivo é o resgate da construção histórica de Salvador através dos Patrimônios Históricos. Nesse trabalho buscaremos instigar a curiosidade do alunado, através da pesquisa de campo e promover a utilização das tecnologias móveis e dos programas Power point o audacity em prol da construção do saber.
Esse projeto tem um perfil interdisciplinar e terá a efetiva participação dos professores da área de humanas, Cultura Baiana contemplando uma análise da cultura local nos dias atuais, Geografia com a identificação do local através da construção de mapa e História contempla o resgate histórico da cidade de Salvador-Ba.

Justificativa:

            Utilizando de alguns equipamentos tecnológicos e com uma postura mediadora a intenção é oferecer aos alunos a possibilidade de visualizar as paisagens históricas de sua cidade, fazendo uso de equipamentos onde será necessário o desenvolvimento de diversas habilidades cognitivas e subjetivas a partir da identificação, coleta de dados e reestruturação dos conhecimentos através das tecnologias. Dessa forma o processo educativo toma novos rumos, deslocando o centro das relações de aprendizagem e atribuindo novos conhecimentos, assim como desenvolvendo outros. Neste projeto, são utilizadas tecnologias como o celular, o computador e programas para a elaboração dos resultados. Para tanto a intenção maior é promover a independência do aluno, no sentido de mediar às ações, ajudando no desenvolvimento de habilidades e construção do conhecimento, aliados ao uso da tecnologia na execução das atividades diretamente. Nosso trabalho visa agregar valores e competências, buscando a produção coletiva do conhecimento, através de experiências diretamente ligadas com o acervo histórico que faz parte da realidade dos alunos.

1.    Público alvo:

Turmas do 7º ano do ensino fundamental II, faixa etária entre 11 a 16 anos.
2. Tema gerador:
    Patrimônio Histórico de Salvador.
3.    Disciplinas atuantes
                                    
Cultura Baiana, Geografia e História

4.    Objetivos

Geral: O uso da telefonia móvel e das Tecnologias Informação e Comunicação (TIC) como instrumento de ensino-aprendizagem, no resgate a construção histórica de Salvador através dos Patrimônios Históricos.

Específicos:
Ø  Instigar a curiosidade do alunado na busca da pesquisa de campo.
Ø  Utilizar as tecnologias móveis e as TIC em prol da educação.
Ø  Habilitar o discente no uso do software livre audacity.

5.    MATERIAL NECESSÁRIO

Celular;
Computador;
Programas Power point e audacity instalados;
Internet (NET);
Dicionários;
Atlas;
Microfone;
Datashow  (não é obrigatório)

6.    ROTEIRO PARA PLANEJAMENTO (200 MINUTOS, quatro aulas)

METODOLOGIA:


Neste projeto a metodologia adotada será de investigação, coleta de dados (imagens), debate em sala e posterior organização do material através de programas de computador, onde serão construídas apresentações. Tanto a coleta de informações com o uso do celular, quanto a edição desse material e construção do projeto final será de responsabilidade do aluno, mediado pelas intervenções do professor e orientações. O interesse maior se estabelece na participação e produção coletiva do conhecimento durante as aulas. Dentro do período estabelecido de 200 minutos de atividades, teremos a execução de quatro aulas, com objetivos específicos diferenciados, onde serão discutidos conceitos necessários às atividades, além da preparação dos alunos para lidar com os programas de computador, sendo-lhes apresentados novos componentes para edição de imagens, texto e áudio, mantendo sempre em foco a participação de vários componentes da turma na mesma atividade. E por fim, um momento de avaliação, também coletiva, onde trabalharemos os pontos positivos e negativos do projeto e suas consequências, além da maneira como os alunos sentiram e perceberam o uso das tecnologias em nossa prática.


            ESQUEMA DE AULAS:

Primeira aula:

1º momento: Assistir ao DVD Palácios e cidades – Construções do poder II, Passeio pelo Patrimônio Salvador-Ba, Barsa planeta, Discovery Communications Inc;
2º momento: O que é patrimônio histórico? Promover uma (brainstorming) Tempestade de Idéias;
3º momento: Vocês conhecem algum destes lugares apresentados no documentário assistido? Quais patrimônios históricos existem em seu bairro? Como são utilizados estes espaços hoje?
4º momento: Tarefa (em trio), extramuros, os alunos utilizando seu celular, vão fotografar no mínimo três e no máximo cinco patrimônios históricos no entorno de sua casa ou qualquer outro lugar que escolher. Obs.: (sugira que eles devem ser acompanhados por um adulto responsável para maior segurança dos mesmos). Cada patrimônio escolhido deverá ser pesquisado sua história. Esta pesquisa poderá ser realizada na nossa biblioteca, na coleção Barsa (ou outra disponível em sua escola), e no laboratório de informática caso a escola possua.

                       Segunda aula:

5º momento: na sala do laboratório, pesquisar mapas atuais e antigos do local aonde se encontra o patrimônio, utilizar o programa Audacity para gravar a síntese de cada história pesquisada dos patrimônios e as fotos devem ser salvas em pastas;
                     Terceira aula

6º momento: ainda no laboratório, com a lista de fotos, utilizar o programa Power point para postar as fotos e anexar a gravação elaborada no Audacity.

                      Quarta aula

7º momento: apresentação para as turmas, convidar as coordenadoras.
8º momento: avaliações.

REGISTRO DA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA – AVALIAÇÕES

ü  O professor deverá fazer o registro da experiência e elaborar uma ficha de avaliação, que deverá ser dada a cada trio, para que eles possam avaliar o trabalho das outras equipes.
ü  Recolher os materiais utilizados;
ü  Recolher registros de alunos;
ü  Como o grupo avalia a experiência?
ü  Que faria diferente?
ü  Suas intervenções e análises para o grupo.
ü  Avaliação final.

Profªs:            Leila Cristina N. L. Garrido e                  Samanta Tatiane da Silva Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário