Ativ mód V - Webquest

domingo, 26 de setembro de 2010

Mód 01 - Interatividade: qual o papel do fórum?


Você como co-particípe no mundo.

O fórum possibilita a interatividade plena entre os sujeitos?

Depende, num fórum nem sempre expressamos o que realmente acreditamos, principalmente se este é um lócus de discussão no qual devemos acolher teorias cristalizadas por interesse de um determinado grupo, no qual se formos de encontro poderia nos prejudicar. A liberdade de expressão nem sempre é bem vindo em certos espaços, o receio de sermos avaliados como alienados, ou como revoltados, reacionários, faz com que o sujeito se retraia e não se exponha, para não se tornar ‘bucha de canhão’.  (grifo nosso)

Quando o fórum não nos trás conseqüências que possam nos prejudicar, ai sim é um espaço pleno de interatividade, lembrando que só poderemos considerar como um real espaço de discussão se houverem pessoas que leiam as falas do outro, analise, critique e reconstrua novas idéias, caso contrário torna-se um espaço vazio, sem importância.

 Para que a interatividade se efetive, são necessárias "funções" diferenciadas entre os diferentes sujeitos participantes?

Imagino que as “funções” as quais você esteja se referindo, seja a intencionalidade da interação dos diversos sujeitos, que podem ser simples receptores de informações diversas. Mas, que como evidencia o trecho em destaque, de Levy, mesmo no ato de assistir ao programa de TV, nós estamos interagindo, quando decodificamos, interpretamos, participamos, mobilizamos o nosso sistema nervoso existe “a possibilidade de reapropriação e de recombinação material da mensagem por seu receptor”  

Leila Cristina

Um comentário: