Ativ mód V - Webquest

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mód 02 A Tecnociência e o filme Gattaca

Fórum social -> TECNOCIÊNCIA - Módulo 2
por Leila Cristina N. L. Garrido - quinta, 1 julho 2010, 17:29
A tecnociência se faz presente no nosso cotidiano de diferentes maneiras, perpassando desde a nossa alimentação à reprodução como bem demonstrou o filme Gattaca. De que forma vocês visualizam esse enlace?
Esta questão para mim não ficou bem clara, vocês querem uma análise sobre o enlace da tecnologia e a ciência? Ou entre a tecnociência e o nosso cotidiano?
Vou me basear no texto Uma Tecnociência para o Bem-estar Social de Agustín Apaza Yanarico , acredito que queiram uma percepção nossa sobre a tecnociência e a nossa vida. A ciência e a tecnologia , ou a tecnociência , formam um aparato de extrema importância em diversos aspectos das sociedades modernas, excluo dos seus efeitos diretos algumas “tribos” do Brasil, da África e da Austrália. Por que efeitos diretos? Porque, por mais que estejam afastadas dos grandes centros urbanos e não queiram, ou até mesmo desconheçam nosso modo de vida, elas estão sendo monitoradas por diversos instrumentos científicos e tecnológicos, gerados por nossa sociedade.
Quanto a nós outros, estamos diretamente envolvidos na tecnociência, precisamos dela para: proteger a nossa saúde (vacinas, drogas medicamentosas, seringas e agulhas descartáveis, etc.); abrigar-nos com melhor qualidade; vestir-nos de modo a ficarmos confortáveis, bonitos e com a vantagem de não precisarmos gastar nosso tempo e nem eletricidade para passar as roupas; nos meios de transportes cada vez mais velozes (trens bala, metrô, aviões, carros e etc.); a grande transformação da agricultura e pecuária, para dar conta da grande população; o avanço midiático proporcionado pelas novas tecnologias (telégrafo, jornais, livros, telefone, rádio, televisão e agora a internet), enfim, é a tecnociência utilizando-se dos recursos que a mãe natureza os oferece, transforma-os, gerando outros recursos, para facilitar a vida humana na Terra.
Seria maravilhoso que a tecnociência nos trouxesse apenas as vantagens acima citadas, mas, infelizmente, ela nos proporcionou várias mazelas, exemplos: guerra química, o uso do conhecimento químico que deveria ser para obter a cura de diversos tipos de doenças, foi e está sendo utilizado para destruir nações; com a descoberta da manipulação dos metais, estes são transformados em armas de destruição, desde pequenos punhais até o uso dos mísseis submarinos e aéreos; sonhos como o de Leonardo da Vince e Santos Dumont, de criar meios para o homem voar e diminuir distâncias, são utilizados de forma vil, em guerras infundadas; a alimentação que deveria ter como objetivo proporcionar a todos este direito é cerceado pela ganância capitalista, vemos o nosso irmão morrer de fome, às vezes em áreas de alta produção; injetam hormônios nos animais, para acelerar seu crescimento e empregam inseticidas nas plantações para afastar as pragas e nós consumimos estes produtos que deveriam nos trazer saúde e nos trazem o maldito câncer, entre outras doenças.
“Se por um lado as descobertas científicas trás no seu bojo uma evolução” (Yanarico), por outro, o capital, proporciona a exploração do homem pelo homem, segundo nos ensina Marx, ou seja, destruímos a nós mesmo, quando exploramos as fontes da natureza de forma gananciosa, além de não permitir ao próximo, também usufruir das benesses da tecnociência, ou porque ele não dispõe de recursos financeiros, ou por não possuir bases intelectuais para exigir seus direitos sobre a Terra.
Quanto ao filme de ficção científica Gattaca, tentou demonstrar que o homem perfeito (mais inteligente, mais forte, com compleição física perfeita e etc.), não supera a força de vontade, superação, obstinação e determinação humana. O filme nos propõe a reflexão sobre as verdades científicas, até que ponto o cientificismo tecnológico, pode determinar se um ser é mais competente que o outro, a partir de uma seleção genética. Eles não consideram as múltiplas inteligências do homem, segundo a teoria de Hovard Gardner, o que os interessa é um ser com nível alto para compreensão lógica matemático, com alto poder de conhecimento tecnológico, com saúde perfeita e que possam ser bem adestrados (manipulados).
Interessante, foi perceber que os autores do filme, não quiseram promover conflitos étnicos, deixando o exterior humano com suas configurações genéticas de origem, ou seja, brancos, negros, asiáticos. Entretanto, ficou uma pergunta que não quer calar, se eu busco a perfeição, será que eu não vou valorizar uma característica, em detrimento de outra? Atualmente, no Japão, homens e mulheres estão fazendo uma cirurgia nos olhos, para ficarem mais amendoados, ocidentalizados. E quanto à cor da pele? Eles não modificariam como fez Michael Jackson? Eles deixaram claro que os preconceitos foram modificados, seríamos discriminados pelo modo de nascimento, o natural, cristão, seriam inferiores, como eles salientaram e os por seleção, seriam de primeira linha, ou classe (os perfeitos!).
O filme Gattaca, serviu para uma ótima discussão em sala, onde houve abordagens diversas, cujas palavras chaves são: emoções, inteligências, verdades, ciência, determinismo, superação, determinação obstinação, desumanização, descrédito, preconceito, discriminação, inovação, e também abordamos sobre os interesses dos grandes laboratórios, quebra de patentes, cobaias animais e humanos. No final, uma provocação: Será que não selecionamos os nossos alunos por seu QI (coeficiente de Inteligência)?
Leila Cristina N. L. Garrido.
http://leilagarrido.zip.net/
Neste meu blog, posto várias novidades gestadas pela tecnociência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário