Ativ mód V - Webquest

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mód 02 - Artigo de Santos (2007) - > Re: Questão 1

Artigo de Santos (2007) - Questões -> Questão 1 -> Re: Questão 1
por Leila Cristina N. L. Garrido - quinta, 29 julho 2010, 16:12
Como este é um curso sobre tecnologias em educação, trouxe o significado da palavra letramento da internet (NET), ao invés de usar o velho e amigo dicionário, especificamente busquei na Wikipédia, a enciclopédia livre.
Letramento - é o resultado da ação de ensinar a ler e escrever. É o estado ou a condição que adquire um grupo social ou um indivíduo como conseqüência de ter-se apropriado da escrita[1].
Surge um novo sentido para o adjetivo letrado, que significava apenas “que, ou o que é versado em letras ou literatura; literato”, e que agora passa a caracterizar o indivíduo que domina a leitura, ou seja, que não só sabe ler e escrever (atributo daquele que é alfabetizado), mas também faz uso competente e freqüente da leitura e da escrita. Fala-se no letramento como ampliação do sentido de alfabetização. {...}
Como alfabetização está mais ligada ao domínio da nossa língua escrita alfabética, tendo sua origem dos povos fenícios, aprimorada pelos gregos, adotada pelos romanos e transmitidas a nós pelos portugueses, isto implicaria dar uma “primazia da ótica ocidental”, concordando com Chassot (2000) apud SANTOS, Wildson.
Apesar do autor Wildson não achar “mais importante do que a discussão terminológica entre alfabetização e letramento está a construção de um visão de ensino de ciências associada à formação científico-cultural dos alunos...”, acredito que a palavra letramento, neste caso, fica muito mais apropriada, pela sua abrangência em termos mundiais, apesar de reconhecer que uma pessoa pode ser letrado, mas não alfabetizado, se apropriando dos conhecimentos através dos veículos de comunicação (áudio e vídeo) e das pessoas com as quais convive, que muitas vezes lhes propiciam a participação efetiva nos diálogos, com direito a discussões e considerações sobre o que o mesmo entendeu sobre a temática abordada.
Não estamos desconsiderando o que o autor fala sobre a grande importância do ensino das ciências visando à apropriação de uma “formação científico-cultural,... formação humana centrada na discussão de valores” por parte dos nossos alunos, apenas estamos tentando definir, por qual, conceito devemos partir. Decidindo por letramento, agora podemos conceituar o que entendemos por letramento tecnocientífico.
Segundo o Wildson, letramento não é só passar informações tecnocientíficas, nem tão pouco, utilizar-se dos conteúdos didáticos encontrados nos livros e utilizados apenas como meio de  reprodução. O primordial é buscar instingar o alunado a pensar, a interpretar, a se posicionar diante dos conhecimentos e principalmente fazê-lo entender-se como partícipe desta sociedade, sabendo da importância do seu “papel social”.
Então o que é letramento tecnocientífico? Segundo o que foi discutido em sala e apreendido através do texto, são todos os conhecimentos que adrentram em sala de aula, através de diversos meios de comunicação: jornais, revistas, noticiários de TV e rádio, NET, dos livros didáticos e paradidáticos, ou pela simples curiosidade do ouvi falar, que o discente nos traga como dúvidas, que não deverão ser esclarecidas com respostas sucinta do professor sabe tudo.  Mas que se faça uma conceituação no quadro, que se proponha um aprofundamento da temática através de pesquisas, debates, disussões, e outros meios didáticos, e, principalmente, que se estimule ao alunado emitir suas próprias considerações sobre a temática, não antes de têrmos avaliado os prós e os contras da tecnociência estudada, delineando principalmente as suas causas e efeitos sobre o meio ambiente e/ou o meio social.




[1] A escrita é uma tecnologia de comunicação, criada e desenvolvida historicamente nas sociedades humanas, que consiste em marcas num suporte significando palavras ou ideias. (Wikipédia).
Abarca-se ai todos os tipos de escrita que existem ou existiram no mundo e tenham sido elas cunhadas em tabuinhas de argila, escritas em papiros, em papéis, digitadas em telas de computador e etc. É a linguagem oral, transmitida através de signos (alfabeto ou símbolos diversos). GARRIDO, Leila Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário