Ativ mód V - Webquest

domingo, 26 de setembro de 2010

Mód 01 - Fichamento do Cap. V e XIII - Cibercultura de Pierry Levy

Devido a impossiblidade de postar os áudios elaborados no aldacity aqui neste blog, resolvemos disponibilizar os fichamentos dos capítulos V e XIII, do livro Cibercultura de Pierry Levy.

V. O Ciberespaço ou a Virtualização da Comunicação

“O melhor da WEB é a própria WEB”
“O ‘virtual’ não substitui o ‘real’, ele multiplica as oportunidades para atualizá-lo”
“[...] um fórum é um arquivo, alimentado por todos os colaboradores do planeta...”
Como assinantes de um site recebo semanalmente (de graça!) através do correio eletrônico, uma seleção de textos e informações [...] podem ser encontrados artigos, e links com outros sites que permitem uma tomada de conhecimento direto...”
“A WEB nos permite a elaboração coletiva”
“Numa sessão de navegação, que toma um pouco mais de uma hora, estimo que me enriquecido muito mais do que a leitura de uma ou duas revistas em papel durante o mesmo período de tempo. A “pilhagem” na Internet pode apenas ser comparada com o vagar em uma imensa biblioteca-discoteca ilustrada com o acréscimo da facilidade de acesso, do tempo real, do caráter interativo, participativo, impertinente e lúdico. Essa midiateca é povoada, mundial e aumenta constantemente. Ela contém o equivalente a livros, discos, programas de rádio, revistas jornais, folhetos, curriculum vitae, vídeo games, espaços de discussão e de encontros, mercados, tudo isso interligado, vivo, fluido. Longe de se uniformizar, a Internet abriga a cada ano mais línguas, culturas e varieda. Cabe apenas a nós continuar a alimentar essa diversidade e exercer a nossa curiosidade, enterradas no fundo do oceano informacional, as pérolas de saber e de prazer – diferente para cada um de nós – que esse oceano contém.”
“defino ciberespaço como espaço de comunicação aberto pela interconexão mundial dos computadores e das memórias dos computadores. [...] inclui o conjunto de sistemas de comunicação eletrônicos [...] codificação digital, pois ela condiciona o caráter plástico, fluido e calculável com precisão e tratável em tempo real, hipertextual, interativo [...] virtual da informação...”
Uma das principais funções do ciberespaço é o acesso a distância dos diversos recursos de um computador”
“Uma vez que uma informação pública se encontra no ciberespaço, ela está virtual e imediatamente a minha disposição, independente das coordenadas espaciais de seu suporte físico. [...] Torna-se possível, então, que comunidades dispersas possam comunicar-se por meio do compartilhamento de uma telememória na qual cada membro lê e escreve, qualquer que seja sua posição geográfica
Uma outra função importante do ciberespaço é a transferência de dados ou upload. Transferir um arquivo consiste em copiar um pacote de informações de uma memória digital para outra, geralmente de uma memória distante para a de meu computador pessoal ou aquela do qual trabalho fisicamente.”
Cada pessoa ligada a uma rede de computadores pode ter uma caixa postal eletrônica identificada por um endereço especial, receber mensagens enviadas [...] enviar mensagens...”
“O correio eletrônico permite enviar, de uma só vez, uma mesma mensagem a uma lista...”
conferências eletrônicas é um dispositivo sofisticado que permite que grupo de pessoas discutam em conjunto sobre temas específicos”
“Há sistemas especiais que permitem uma comunicação direta entre todas as pessoas que estejam conectadas a uma conferência eletrônica no mesmo momento”
“...Como será o comércio quando grande parte das transações econômicas for feita no ciberespaço? O que sobrará das moedas nacionais quando o “cibercash” tornar-se corriqueiro? Não será necessário que os banqueiros reinventem o seu papel tradicional quando diversas formas de crédito e de trocas on-line – ainda em fase experimental na rede – estiverem estabelecidas? Como influir desde agora sobre as evoluções em andamento?...”
“...Tendências do mercado, estatísticas, anúncios de compras e de fusões, decisões de investimentos de determinado ator no domínio do ciberespaço, inovações financeiras na Internet...”
“...As realidades viirtuais compartilhadas, que podem fazer comunicar milhares ou mesmo milhões de pessoas devem ser consideradas como dispositivo de comunicação “todos-todos” [...]” ex: jogos
“Já existem hoje programas muito potentes capazes de “caçar” automaticamente informações e textos em centenas de bancos de dados e de bibliotecas dispersas no ciberespaço. É igualmente possível treinar agentes de software especializados, conhecidos como knowbots (“robôs do conhecimento), para pesquisar periodicamente no ciberespaço informações multimodais interessantes e apresentá-las automaticamente sob a forma de “revista” estruturada interativa ou de hiper-documentos especialmente compostos para uma pessoa.”
Samanta Tatiane Silva Brito, Luzimar de Sousa Luz, Claudia V. S. Cavalcante, Leila Cristina N. L. Garrido, Aguinaldo Barbosa.
Créditos: música Pela Internet de Gilberto Gil.
Agradecimento especial a adolescente Bianca Lopo pela edição do áudio, filha de Leila Garrido.
XIII - O Ciberespaço, a Cidade e a Democracia Eletrônica

“O desenvolvimento do ciberespaço irá ocasionar uma descentralização dos grandes centros urbanos, nova formas de distribuição das atividades econômicas?...”

“...os instrumentos do ciberespaço permitem rumar para formas que atenuam a separação entre administradores e administrados, professores e alunos, organizadores e visitantes, autores e leitores, etc...”

“... os novos instrumentos de trabalho cooperativo on-line permitem a participação na vida econômica internacional a partir de sua própria casa ou de centros locais. De onde, para grande número de atividades, não é mais necessário deslocar-se fisicamente. Os benefícios são muitos: desafogamento dos centros urbanos, melhoria da circulação de automóveis, redução da poluição, melhor distribuição das populações nos territórios, esperança de revalorização das zonas afetadas pela desertificação e pelo desemprego em massa, melhoria da qualidade de vida. Um cálculo econômico elementar mostra que o custo social global da teleconferência é inferior ao da viagem efetiva, que um posto de teletrabalho é menos dispendioso que alguns metros quadrados de escritório na cidade etc.”

“...Melhor seria construir universidades em concreto em vez de encorajar o desenvolvimento de teleuniversidades e de sistemas de aprendizagem interativos e cooperativos acessíveis de qualquer ponto do território?...”

“...Uma organização do território’ fundada no teletrabalho e na aprendizagem à distância, os fenômenos de deslocalização resultantes do uso crescente do ciberespaço são perfeitamente ambivalentes. De fato, as deslocalizações podem se dar, por exemplo, em benefício de regiões européias afetadas pela desindustrialização ou pelo êxodo rural, ma podem também acelerar fenômenos de desertificação dessas regiões em benefício de países novos com menores custos de mão-de-obra e cuja legislação social é pouco restritiva. É assim que numerosos trabalhos de entrada de dados ou de programação para empresas dos países setentrionais são executados por “teletrabalhadores” asiáticos [...] Longe de restabelecer os equilíbrios entre zonas geográficas, o uso crescente do ciberespaço pode acentuar ainda mais as disparidades regionais.”

“O ciberespaço é efetivamente um potente fator de desconcentração e de deslocalização, mas nem por isso elimina os ‘centros’....”

“...as “auto-estradas da informação” ou “a multimídia” representam essencialmente um novo mercado de equipamentos de “conteúdos” e de serviço disputados

O ciberespaço faz com que as fronteiras sejam quebradas, ultrapassadas a limites, nunca antes atingidos. O sistema On line, permite a conexão de espaços, territórios longínquos em tempo real, mesmo mantendo sua distância física. Inclusive a noção de urbano e rural sofreu alterações profundas, já que os elementos que definiam um ambiente urbano, hoje também fazem parte do rural, como o computador, as máquinas, a internet, o mesmo fluxo de informações que circula no ambiente urbano se conecta na rede com o rural, logo as cidades assumem dimensões muito maiores do que as expressas fisicamente pelas suas fronteiras.

O ciberespaço desloca os fluxos, desconcentra, porém não acabam com os centros, os chamados pólos, ele cria outros no ambiente virtual, os “nós” da rede.

O reequilíbrio dessas desterritorialização pode ser restabelecido promovendo uma reorganização interna porém, conectada como Mundo, através do ciberespaço, valorizando e criando as competências e recursos locais que sejam diferenciadas das competências hegemônicas que conduzem o cenário.

O conceito de auto-estradas da informação limita-se a falar da estrutura física dos meios de comunicação, cabos e tipos de conexões, levando em consideração o aumento dos fluxos e os usuários do sistema de internet. No entanto a análise de Levy questiona outros aspectos dessa assimilação do ciberespaço com as formas, a infra-estrutura estabelecida pelos meios de comunicação. Faz a conexão entre os computadores e os dispositivos de comunicação do Mundo, de maneira rápida e dinâmica e mutante, sendo além de técnico social, coletivo.

A parte essencial do ciberespaço á a produção coletiva que a configura num produto social, ultrapassando as barreiras físicas da comunicação através de linhas.

A proposta de articulação entre território e inteligência coletiva, Não implica na substituição do território físico pelo ciberespaço, mas sim na exposição em tempo real das competências, recursos do território através do ciberespaço, superando a lentidão e as distâncias estabelecidas até então.

A articulação da cidade é possível com essas mudanças nas estruturas e no entendimento de inteligência coletiva, quando os equipamentos podem ser construídos e assistidos coletivamente através dos ciberespaços; as diversas opiniões dos cidadãos possam ser admitidas.

Créditos da música: Chico Science & Nação Zumbi.

Samanta, Leila e Luzimar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário