Ativ mód V - Webquest

domingo, 26 de setembro de 2010

Mód 01 - A ética do hacker e o espírito na era da informática


A ética do hacker e o espírito na era da informática
Autor : Pekka Himanen
Ao iniciar a ler este livro, me foi apresentada uma nova idéia do que é ser um hacker, o meu cabedal iníquo de conhecimento nesta área, estava restrita a idéia de pessoas que detinham um alto poder de conhecimento em computadores, com habilidades e competências extraordinárias no mundo virtual e se utilizam desta fenomenal ‘inteligência’ para roubar senhas, desviar dinheiro de bancos, terem acesso a informações restritas às forças armadas, Consulados, segredos de Estados, de multinacionais, e que vendiam estas informações, para enriqueceram. Qual não foi minha surpresa ao ler a descrição que Himanen faz sobre eles, um
grupo apaixonado de programadores da Internet (NET), começaram a se auto denominar hacker no princípio da década de 60, na década de 80 os meios de comunicação passaram a utilizar essa palavra para indicar criminosos de informática. A fim de evitar confusão com aqueles que dedicam seu tempo a escrever vírus de informática e apropriar-se do sistema de informação, os hackers passaram a denominá-los de Crackers, que são usuários destrutivos e piratas da informática. (nossa tradução)

Notamos como a informação que nos é transmitida pelas mídias de massa, como tem o poder de distorcer a realidade, para favorecer este ou aquele interesse público ou particular. Percebemos que devemos ter cuidado com as informações e buscar em outras fontes, o conceito real do que está sendo veiculado. Constatamos então que os interesses de alguns, prevalecem sobre os demais. E a grande massa, que somos nós outros, pode estar sendo utilizados como ‘massa de manobra’, deformando nossa opinião sobre determinados valores.
Lendo o livro constatei que estes indivíduos, por iniciativa própria e para combater o que eles chamam de ‘monopólio da Microsoft’ criaram o software livre Linux, e oportunizaram o acesso das massas aos vários softwares criados por eles e denominados de ‘livres’, por ser acessado sem precisar comprá-los.

Himenen constata que os hackers tem uma “relação geral apaixonada com o trabalho que está desenvolvendo, e um sonho da nossa era da informação” e que eles não são motivados “pelo dinheiro, mas pelo desejo de criar algo, se bem que não podemos afirmar que todos os atuais hackers compartilhem desta ética.” O que para uma sociedade capitalista como a nossa, esta é uma visão bastante social, seriam os hakers uma espécie de socialistas on line? Himanen tece as seguintes considerações sobre a ética hacker:

desde o início, cuja definição seria facilitar o acesso a informação e aos recursos de informática abordando suas idéias de liberdade de expressão na rede e o acesso de todos à rede. A maioria dos hackers apóia apenas algumas partes dessa ética, mas sua significação social deve ser compreendida em um todo. O impacto deste tema está ainda por comprovar-se, mas cabe a dúvida de apontar o centro dos desafios éticos da era da informação. (nossa tradução)

Esta temática será aprofundada a partir do término da leitura deste livro e da provável resenha que apresentarei para este módulo, infelizmente, devido a erro de comunicação, não assisti a aula sobre esta temática, portanto, nada tenho a valorar a respeito da mesma.

Leila Cristina N. L. Garrido

REFERÊNCIA: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário