Ativ mód V - Webquest

sábado, 18 de setembro de 2010

Mód 01 - Dimensões da educação -> Como as tecnologias se fazem presentes na sua prática pedagógica? quinta, 2 setembro 2010, 20:26

Como as tecnologias se fazem presentes na sua prática pedagógica?


Sou professora licenciada em História, atuo na área há 11 anos, todavia, para o município de Salvador, estou lecionando desde 2007, portanto, novata. Estou lotada na Escola Hildete Bahia no turno matutino, este ano lecionando História e Cultura Baiana para o 7º ano e no turno vespertino estou no Alexandre Leal, trabalho com todas as turmas de 6º ao 9º anos, na disciplina Cultura Baiana.

A Escola Hildete Bahia se compõe em termos de espaço físico de 15 salas, um laboratório de informática, não sei exatamente quantos computadores tem, um auditório, uma área de lazer, uma área para merenda, cozinha ampla, depósito de merenda, depósito de materiais de limpeza e papelaria, direção, ampla sala de professores, secretaria, uma pequena sala algumas vezes usadas pelo pessoal de controle da dengue, temos uma mine biblioteca e banheiros feminino e masculino em dois pisos. A escola fica próxima a duas favelas, Saramandaia e Manu, fica bem distante do ponto de ônibus e de acesso a qualquer tipo de mercado, lanchonete, farmácias, só na Praça, a uma distancia desestimuladora e não temos adicional de periferia. Nossa clientela é de baixa renda e poucos podemos considerar de classe média baixa.
A Escola Alexandre Leal vive oura realidade, tem uma estrutura de sobrado, bem pequena, com 7 salas de aula, muitas delas que não são apropriadas, devido ao seu pequeno tamanho espaço que só caberiam 10 pessoas no máximo, colocam-se mais de 20 alunos, banheiros, micro secretaria, direção, sala de leitura, sala de laboratório é apenas pró forme, computadores quebrados, sem linha telefônica, portanto sem internet, sala de teatro, de espanhol, depósito e sala de professores, todos minúsculos. O acesso a escola é maravilhoso, ficamos bem no centro da cidade, nossa clientela é formada por alunos de todas as áreas da cidade, principalmente do Pelourinho, 28 de Setembro, Ladeira da Montanha (Maciel), Gravatá (vulgo Cracolândia), entre outros.
Diante de realidades tão diferentes, temos crianças e adolescentes que precisam do nosso apoio, a minha prática pedagógica está voltada a ajudar aos meus alunos a se prepararem para o mundo do trabalho, a sua formação cidadã, a construção de posturas éticas e o resgate de sua auto-estima.
Para construirmos aulas mais estimulantes e obtermos uma maior participação e interação dos alunos, sempre utilizo as novas tecnologias a favor da educação. O jornal, as revistas, filmes, o celular, os blogs, a TV, a internet, o datashow e agora que comprei o um notebook ele tem sido um bom amigo na construção do nosso trabalho pedagógico.
Todas as atividades que são elaboradas em sala são bastante difíceis de serem aplicadas, os alunos das escolas públicas e também de algumas particulares, parecem que não sabem o que estão fazendo ali naquele espaço. Muitos se imaginam em uma área só de lazer e outros descarregam suas energias nas constantes brigas, principalmente, os do 6º ano, que estavam acostumados com uma única professora em sala. Quando chegam ao fundamental II, tem que se adaptar a 10 professores com suas diversas personalidades, disciplinas diferentes, enfim, são os choques de valores.
Será que existem problemas comuns?
Os problemas com indisciplina é generalizado na rede, da pobreza esta permeando 70% da população de Salvador, portanto, acredito que só coloca um filho em um espaço público quem não tem como pagar colégio particular. Exceto, algumas crianças e adolescentes que são matriculados na escola pública como castigo, pelo número de vezes que foram reprovados nas particulares, estes em geral são bastante indisciplinados e arrogantes.
As atividades desenvolvidas em uma escola podem ser adaptadas em outros espaços/situações?
Sim, toda e qualquer atividade poderá ser adaptada e utilizada em outra unidade escolar, a minha prática é a prova disto, se meu aluno não consegue elaborar uma atividade de uma maneira, busco alternativas para que ele possa aprender.
As vivências de um professor(a) podem ajudar na construção de soluções por outros?
Com certeza, este curso, por exemplo, nos propõe elaborarmos aulas e postarmos no ambiente como tarefa final do módulo. Isso poderá, ou será disponibilizado a todos, e um colega pode adaptar, ou até mesmo aprimorar, dando uma nova roupagem.
 O professor tem papel determinante na concepção de tecnologia (e de educação) na escola? Só ele?
Acredito que as novas tecnologias estão impondo ao professor mudanças radicais, mesmo os mais resistentes são obrigados a digitar as avaliações, ‘pescar’ idéias na NET, ler e responder e-mails, entre outras pequenas atividades. Não sei responder se temos ou não um papel determinante na concepção de tecnologia, pois, acho muito incipiente este papel do professor, considerando a grande resistência ao uso das mesmas em sua prática docente.
Enfim, vamos ver como as tecnologias fazem parte, hoje, da sua prática pedagógica? Traga alguns relatos da sua vivência como professor da rede pública de Salvador e ajude nas reflexões de todos...
Na minha prática pedagógica faço constantemente uso das velhas e novas tecnologias, trabalho com projetos desde 2003, as temáticas com as quais mais me identifico é sexualidade e drogas. A partir delas podemos construir contextos históricos, usos e costumes dos povos, abordarmos sobre: gênero, preconceito, discriminação, etnias e o mais importante, trazer o aluno para a discussão e participação ativa, através de encenações, pesquisas, debates, construções de painéis, além de conquistar sua atenção. Tenho postado o resultado de um dos trabalhos no blog http://emhba9b.zip.net e estou atualmente a iniciar um novo projeto sobre sexualidade, no qual utilizo outro blog para postar tarefas para os alunos, imitando uma webquest, cujo endereço: http://leilalopo.blogspot.com
 Leila Cristina

Nenhum comentário:

Postar um comentário