Ativ mód V - Webquest

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Mód 02 - Artigo de Santos (2007) - > Re: Questão 2 - quinta, 29 julho 2010, 17:59

a)      Argumento econômico, que conecta o nível de conhecimento público da ciência com o desenvolvimento econômico do país:
    “educação científica para a educação básica, no sentido de preparar os jovens para adquirir uma postura de cientista, pensando e agindo no seu cotidiano como cientistas” Santos (2007). Se o argumento visa o setor econômico de um país, a escola é utilizada como um meio garantidor de estabelecer sua formação em bases científicas, ou seja, alunos preparados para um conhecimento técnico-científico, que garanta mão-de-obra preparada para o mercado de trabalho. Sua característica principal é formar ‘cidadãos’ que possuam habilidades e competências necessárias para as empresas públicas ou particulares, poderem crescer e, por conseguinte, desenvolver o país, como exemplo temos a teoria desenvolvimentista²
b)      Utilitário, que justifica o letramento por razões práticas e úteis:
     “Conhecimento do conteúdo científico e habilidades em distinguir ciências de não-ciência; compreensão da ciência e de suas aplicações; conhecimento do que vem a ser ciência; independência no aprendizado de ciência; habilidade de usar conhecimento científico na solução de problemas.” Santos (2007) Deveríamos ensinar ciência com os objetivos acima listados, fomentando a ligação dos conhecimentos científicos e o nosso dia-adia.
c)      Democrático, que ajuda os cidadãos a participar das discussões, do debate sobre questões científicas:
      O uso das mídias (TV principalmente, jornais, revistas e etc.), para divulgar as descobertas científicas e assim gerar um debate na sociedade, muitas vezes com a intenção de supervalorizar a ciência, ou simplesmente apoiar em algum projeto, que poderá estar sendo barrado por interesses diverso aos dos cientistas.
d)     Social, que vincula a ciência à cultura, fazendo com que as pessoas fiquem mais simpáticas à ciência e à tecnologia:
Tudo o que poderá trazer benefícios a sociedade, mas implica em questões éticas. Temos como exemplo: a discussão sobre células troncos, as que estão sendo extraídas de fetos humanos, ou seja, de descartes de óvulos e espermatozóides que estão congelados em clínicas, poderem ou não ser usados para testes. A Igreja Católica faz uma campanha contra, com o argumento que óvulo fecundado é vida humana. Os cientistas jogam a informação para o público, cria um debate, envolvendo a opinião da população, criando um desgaste contra a Igreja. A questão vai  inclusive parar no judiciário, para obterem a permissão do uso dos óvulos fecundados. Em alguns países eles não conseguem a permissão da prática, então, os cientistas, migram para os países que há autorizaram.
e)      Cultural, que tem como meta fornecer aos alunos o conhecimento científico como produto cultural:
Promove a compreensão do conteúdo e da função social da ciência, a supervalorização da disciplina e se estabelecendo como algo pertencente a todos.
      Conhecimento necessário para participação inteligente em questões sociais relativas à ciência; compreensão da natureza da ciência, incluindo as suas relações com a cultura; apreciação do conforto da ciência incluindo apreciação e curiosidade por ela; conhecimento dos riscos e benefícios da ciência; habilidade para pensar criticamente sobre ciência e negociar com especialistas. Santos (2007)
Leila Cristina
2 A teoria de Luiz Carlos Bresser de Pereira é definida como: teoria desenvolvimentista ou Keynesiana. A primeira fase da Revolução Industrial Brasileira (processo de industrialização), teve a decolagem de seu desenvolvimento entre 1930 e 1961, que foi caracterizada por profundas transformações na própria estrutura social brasileira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário